[MASOCH-L] RES: RES: Dúvida referente a NTP

Welkson Renny de Medeiros welkson at cruzeta.com.br
Fri Dec 14 11:43:10 BRST 2012

Em 10 de dezembro de 2012 10:04, Henrique de Moraes Holschuh <
henrique.holschuh at ima.sp.gov.br> escreveu:

> Então fica caracterizado que ou o ntp está com problemas (por exemplo,
> configuração),
> ou a parte ntp do kernel está prejudicada.
>
> Se o seu RTC funciona melhor que o kernel para manter a base de tempo (o
> que é esquisito
> mas nem tanto nessa época de BIOS/EFI ruim que rouba um monte de tempo de
> CPU e faz
> besteira com o TSC), configure o NTP para utilizá-lo como referência
> stratum 16 (aka "use só
> em último caso"), pode ser  que resolva...
>

> --
> [...]

Bom dia senhores.

Por coincidência, a grande maioria dos terminais de Ponto usam máquinas HP,
então não sei se isso tem algum tipo de ligação com o problema. O fato é
que instalei outro SO do zero (Debian 6, 32 bits), sincronizei os relógios
(RTC e System Clock), deixei o pc ligado sem NTP, e mesmo assim o System
Clock atrasou. Resumo: o problema deve mesmo ser máquina, e não NTP (como
já ocorreu em várias, não acredito ser bateria).

Testei com Chrony, também ocorreu o mesmo problema.

Estou pensando em implementar um shell script para rodar na crontab (5min)
que faça o seguinte:
-> Tente atualizar a hora usando o NTP (ntpdate a.ntp.br por exemplo).
    * Se conseguir (retorno 0?), atualize a hora do CMOS apartir da hora do
sistema (hwclock -w);
    * Se não conseguir, atualize a hora do sistema apartir da hora da CMOS
(hwclock -s);

Meio POG, mas não vejo outra solução rsrs =)

Obrigado a todos.

Welkson Renny