[MASOCH-L] Jumbo frames no PTT (was: Re: RES: transferencia de 50TB para Amazon sa-east)

Henrique de Moraes Holschuh henrique.holschuh at ima.sp.gov.br
Fri Aug 10 14:59:47 BRT 2012

Movendo thread para a GTER (via crosspost inicial).  Ajustei reply-to
para a gter, mas acho que o servidor de listas vai remover.

On 10-08-2012 02:24, Eduardo Ascenço Reis wrote:
> Esse é um ponto interessante, há inclusive um draft no IETF (já
> expirado) sobre o assunto:
>
> https://datatracker.ietf.org/doc/draft-mlevy-ixp-jumboframes/

> Os equipamentos do PTT.br suportam Jumbo Frames, mas hoje utilizamos
> 1500 Bytes como MTU padrão nas VLANs dos acordos multilaterais e
> bilaterais.
>
> O ponto crítico em questão é interoperabilidade.

Sim.  E não é só questão de algum administrador de rede de fim de semana
não ter quebrado o PMTUD.  Precisaríamos pesquisar os tamanhos máximos
de quadro de diversos empilhamentos de protocolo tipicamente usados nos
transportes para o PTT, e das caixas mais comuns para encontrar no
máximo 2 tamanhos de MTU jumbo a serem suportados [fora de acordos
bilaterais].

> Já analisamos e discutimos o assunto, para o PTT.br a princípio a
> solução seria a utilização de VLANs específicas para MTU definidos.

Se for apenas para bilateral, sim.  Aí é só documentar o tamanho máximo
suportado pelos equipamentos do PTT em si, e as partes definiriam qual
MTU melhor lhes favorece.  Provavelmente 9000 bytes.

Mas se for para ser suportado no ATM do PTTMetro, criar o JumboATM4 e
JumboATM6 iria complicar o roteamento (a menos que alguma mágica nos RS
resolvesse isso de forma mais transparente para os participantes).

> Estamos aguardando a demanda. Já conversei sobre o assunto com a
> Amazon e outros participantes e ainda não existiu interesse no uso.

Se não há interesse por quem move conteúdo à tonelada, realmente não há
muito motivo para levar isso adiante.

> Talvez uma oportunidade interessante para discutir o assunto seja no
> próximo PTT Fórum (3 e 4 de Dezembro 2012).

Acho que seria uma conversa interessante, sim.

Engenharia de Telecomunicações
TEL +55-19-3755-6555/CEL +55-19-9293-9464

e do custo que você pode evitar.