[MASOCH-L] SPF LOCAWEB

Leandro Carlos Rodrigues leandro at allchemistry.com.br
Mon Aug 6 10:08:05 BRT 2012

Em 03/08/2012 18:57, Rafael Cresci escreveu:

> Era isso que eu ia comentar. A eficácia disso no controle de Spam será zero, só fará os spammers migrarem para outro TLD que não exija documentos. Outros TLDs nunca irão implementar estratégias de identificação do tipo, até por questões culturais/nacionais/políticas, e não podemos esperar nem forçá-los a fazer.

Neste caso Rafael, agente também faz filtro por TDL. De qualquer forma,
se o spammer usa domínio extrangeiro e tenta hospedar este dominio em
provedores nacionais, também é um indicio forte que coisa boa eles não
irão enviar. Numa regra de servidor de email, eu marcaria essa mensagem
como suspeita, caso aquele domínio enviasse as primeiras mensagens e não
tenha histórico interno.

> E, convenhamos, spammers não vão usar o próprio CNPJ ou CPF para registrar domínios, e sim usar algum laranja, usar gerador de CPF/CNPJ, ou roubar o CNPJ da padaria da esquina (teve um moleque menor de idade uma vez, do interior do Goiás, que tentou assinar um servidor dedicado comigo com o CNPJ da padaria da esquina da casa dele).

Pode acontecer mesmo. Mas como eu disse, agente pode colocar o fulano em
cana nestes casos.