[MASOCH-L] dominios sem www

Kurt Kraut listas at kurtkraut.net
Wed Aug 1 11:09:13 BRT 2012

Olá,

www não é obrigatório. É possível hospedar sites normalmente sem a
existência desse subdomínio. Porém, ele é bastante útil para utilizar CDN
(Content Delivery Network). Para desviar o tráfego de seu servidor original
para uma CDN, é necessário trocar a entrada A ADDRESS de seu site para um
CNAME da empresa de CDN que você utiliza.

Nesse caso, a RFC complica. Ela exige que o domínio raiz seja um A ADDRESS.
Então se você sempre utilizar http://dominio.com.br não poderá para esse
endereço utilizar uma CDN. Já o www, que é um subdomínio, você pode criá-lo
como um CNAME apontando para os servidores da CDN em vez de seu próprio
servidor. E se por ventura um usuário acessar
http://dominio.com.br/algumacoisa é prudente redirecioná-lo para
http://www.dominio.com.br/algumacoisa para forçá-lo a passar pela CDN.

Mas raramente observo esse caso. Sites que exigem a abertura com www no
endereço (como www.virtua.com.br) quase sempre é pela ignorância do
sysadmin ou webmaster.

Abraços,

Kurt Kraut