[MASOCH-L] Ajuda com Storage, iSCSI e LVM.

Carlos Eduardo Tavares Terra eduardo.terra at gmail.com
Mon Apr 23 11:13:20 BRT 2012

O Clvm no seu caso é importante. Ele realmente replica os metadados entre
os nós, fazendo com que todos conheçam os PVs, VGs e LVs.

O acesso concorrente ao LV é controlado pelo filesystem e não pelo LVM.
Ext3, por exemplo, não aceita acesso concorrente, mas o GFS2 sim.

On Mon, Apr 23, 2012 at 10:58 AM, Jorge Luiz Corrêa
<jorge at acmesecurity.org>wrote:

> Pessoal, obrigado pelas considerações. A solução foi realmente esta
> de dar um 'rescan' nos dispositivos. O que foi feito foi:
>
> 1) reiniciar
> o iscsi link (iscsi restart).
> 2) vgchange -a n (isso desabilita os VGs
> e faz desaparecer os dm-? do /dev, que o LVM usa).
> 3) vgscan --mknodes
> (recria os devices que o LVM usa).
> 4) vgchange -a y (habilita novamente
> os VGs)
>
> Depois disso voltou o acesso ao storage.
>
> Quanto ao problema
> do fstab, não foi realmente este. A partição root não se encontra no
> [...]

Carlos Eduardo Tavares Terra
Red Hat Certified Engineer
Consultor em Infraestrutura de TI
GNU/Linux #413291 [http://counter.li.org]