[MASOCH-L] Mais ilogismo no ping + tcpdump - incluindo arpwatch flip-flop

Luiz Otavio O Souza lists.br at gmail.com
Mon Apr 16 12:14:37 BRT 2012

On Apr 16, 2012, at 11:25 AM, Marcio Merlone wrote:

> Hein?

> Bem, os sintomas atuais podem ser descritos assim, até certo ponto. A rede funciona, os serviços são acessados (com exceções descritas em outro emails da lista). Mas não entendi o que vc quis dizer, eu não posso ter duas interfaces com IPs diferentes na mesma rede?

Marcio,

Você não pode adicionar IPs da mesma rede em diferentes interfaces...

Quando você configura o IP 192.168.0.1/24 na interface eth1 o SO adiciona duas rotas automagicamente:

route add 192.168.0.1/32 -> loopback
route add -net 192.168.0.0/24 -> eth1

O IP é configurado como um endereço de loopback e a rede é configurada de forma que o SO entenda que aqueles IPs podem ser acessados diretamente através de determinada interface.

Quando você adiciona um segundo IP da mesma rede em uma segunda placa, a rota da rede é sobrescrita (e ai você vai ver esse comportamento (não tão) estranho).

Se você realmente acha que isso é necessário no seu ambiente, adicione o segundo IP como 192.168.0.2/32 na segunda placa.. isso vai fazer com que o sistema gere as rotas corretamente.

Att.,
Luiz