[MASOCH-L] Uso de frames web sites

Danton Nunes danton.nunes at inexo.com.br
Fri Sep 30 16:13:26 BRT 2011

On Fri, 30 Sep 2011, Eduardo Júnior wrote:

> tenho um site (na verdade, apenas administro o servidor web onde o
> mesmo está hospedado) e
> o mesmo está sendo migrado de asp.net para php.
>
> Em ambos os cenários os programadores estão querendo usar frames, para
> manter a URL fixa.
>
> O uso de frames é uma boa prática?

bom, eu não sou web designer, mas posso dar meus pitacos. au não acho uma
boa. primeiro, porque embanana os mecanismos de busca tipo google.
segundo, fica muito mais complicado para aceder de um equipamento limitado
(sim, tem que pensar na tela de um celular!). Hoje, com CSS você consegue
fazer coisas do arco da velha sem frames.

de fato, se possível, faça o site não em HTML, mas em algum dialeto de XML
que vocês mesmo podem inventar e que tem mais a ver com o conteúdo, e
deixem todo os enfeites em uma folha de transformação em XSLT. você pode
ter até mais de uma, de acordo com o tipo de agente de usuário, se for um
firefox em uma telona, use uma mais "flamboyant", se for um celular, use
uma mais espartana.

> Qual a experiência de vocês usando as mesmas?

péssima. se bem que há situações que justifica, mas são muito raras.

> Tem alguma sugestão melhor?

folhas de estilo, XSLT e CSS.

-- Danton.