[MASOCH-L] VPN com IPsec

Pedro H. Matheus pedro.matheus at dssi.cti.gov.br
Fri Sep 30 12:06:33 BRT 2011

Depende ? Site-to-Site ou Client-to-Site ?

Se você tiver dispositivos moveis (Celulares, Ipads, etc..) ou mesmo
pessoas conectando atraves de banda-larga ou clientes, você vai ter que
deixar a porta aberta, ou fazer um PortKnocking (
http://www.portknocking.org/ )

Se for Site-to-Site com ip fixo pode utilizar o modulo recent

Cordialmente
Pedro H. Matheus
DSSI - Divisão de Segurança de Sistemas de Informação
CTI - Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer
Tel: (19) 3746-6258
Skype: phmatheuscf
MSN: phmatheus at msn.com