[MASOCH-L] RES: Recomendação de Firewall com VPN

Paulo Henrique paulo.rddck at bsd.com.br
Thu Sep 22 08:07:47 BRT 2011

Em 22 de setembro de 2011 07:42, Marcio Merlone
<marcio.merlone at a1.ind.br>escreveu:

> Em 21-09-2011 18:49, Paulo Henrique BSD Brasil escreveu:
>
>  Há alguma feature no ASA, CheckPoint, SonicWall no qual o IPFW, PF,
>>
> Tecnicamente não, apenas menos dor de cabeça administrativa. Trabalho em
> uma empresa que não é de TI, com uma equipe enxutíssima, e qualquer ganho de
> tempo vale ouro. Imagino que uma appliance pronta, fechada, custa menos
> tempo tanto pro setup inicial quanto pra operação ao longo das eras.

Tambem tenho uma equipe enxutissima e nem por isso vou gastar $4000 com uma
caixa fechada embora uma maquina boa para a tarefa acaba saindo quase que
pelo mesmo valor, se fazer a coisa muito bem feita vai acabar sendo demitido
:D ( experiência pessoal ).

>  No caso se a resposta anterior for sim,  essa feature não é obtida com  o
>>
> O foco desta máquina não vai ser IDS.

A um ano atrás eu tinha um equipamento dedicado para firewall e um para IDS,
depois que coloquei tudo no mesmo equipamento e implantei redundância de
equipamentos na borda acabou os meus já raros problemas de internet que
caiu.

>  Ser fã boy de alguma marca ou projeto é até legal, mais creio que só quem
>>
> É muito mais do que preciso. Quem vai dimensionar direitinho o hardware,
> modelo, features, será um parceiro comercial caso eu acabe optando por um
> appliance. Só queria sugestões de marcas, fabricantes, parceiros. O
> detalhamento vem depois.

Infelizmente eu tive a tempos atraz uma descepção com um dos "parceiros"
onde colocou em cheque um projeto do backbone de uma das empresa que prestei
consultoria, depois disso se é algo que vai o meu nome a coisa é totalmente
avaliada por mim independente de gosto de quem paga, da muito mais trabalho
porém não tive mais o inconscistencias.

>  Considere que mesmo sendo uma rede nateada, IPv6 já é realidade e daqui a
>>
> Eu que sei... :)

Estou aprendendo ainda.

>  Considere se o firewall será de perímetro ou de núcleo de rede.
>>
> Perímetro, vai fazer MIP para os servidores internos com endereço privado,
> firewall, NAT, gateway, site-to-site VPN e VPN para usuários móveis.

Ótimo, pois inventei de mistigar o trafego entre os setores e acabei com uma
i7 sobre uma X58SO2 com 10 interfaces gigabit e o infeliz do processador
trabalhando a 41/44%, enquanto que os p4-3.2 em uma DG31PRBR e 1Gb de ram na
borda não passa de 4/6%.

> --
> *Marcio Merlone*

Hoje estou com PFSense e sõ trocarei ele quando não tiver jeito mesmo, pois
o mesmo me atende em todas as necessidades é a minha sugestão quando
justificar $4000 para a diretoria em um unico equipamento torna-se a ser uma
luta de gladiadores.

--
:=)>Paulo Henrique (JSRD)<(=:

Alone,  locked, a survivor, unfortunately not know who I am