[MASOCH-L] Qmail + rblsmtpd

Alexandre Pedroso aplinux at gmail.com
Thu Sep 8 11:10:45 BRT 2011

Bom dia pessoal,

Habilitei o rblsmtpd no meu servidor qmail e tudo funcionou bem, porém tive
o seguinte problema.

Tenho alguns clientes que estão sendo barrados quando vão enviar e-mail
através do meu servidor. Detalhe > eles são clientes meus e têm conta de
correio comigo (uso smtp autenticado). O que eu acho que está acontecendo.
Eles têm um link speedy, por exemplo, que está listado nas blacklist. O
qmail está fazendo a checagem e bloqueando eles na negociação SMTP.

Minha pergunta > tem como eu configurar o rblsmtpd no qmail de forma que ele
não faça a checagem dos meus usuários e sim, somente de provedores fazendo
SPAM para meus usuários. O qmail teria que saber que usuários autenticados
via smtp podem enviar e-mails e não devem ser checados com o comando
rblsmtpd.

Segue abaixo meu arquivo /var/qmail/supervise/qmail-smtpd/run

#!/bin/sh

QMAILQUEUE="/var/qmail/bin/simscan"
export QMAILQUEUE
QMAILDUID=`id -u qmaild`
NOFILESGID=`id -g qmaild`
MAXSMTPD=`cat /var/qmail/control/concurrencyincoming`
LOCAL=`head -1 /var/qmail/control/me`

if [ -z $QMAILDUID -o -z $NOFILESGID -o -z $MAXSMTPD -o -z $LOCAL ]; then
    echo QMAILDUID, NOFILESGID, MAXSMTPD, or LOCAL is unset in
    echo /var/qmail/supervise/qmail-smtpd/run
    exit 1
fi

if [ ! -f /var/qmail/control/rcpthosts ]; then
    echo "No /var/qmail/control/rcpthosts!"
    echo "Refusing to start SMTP listener because it'll create an open
relay"
    exit 1
fi

exec /usr/local/bin/softlimit -m 50000000 \
    /usr/local/bin/tcpserver -H -v -R -l "$LOCAL" -x /etc/tcp.smtp.cdb -c
"$MAXSMTPD" \
        -u "$QMAILDUID" -g "$NOFILESGID" 0 smtp \
        /usr/local/bin/rblsmtpd -b -C \
        -r zen.spamhaus.org \
        -r bl.spamcop.net \
        -t 5 \
        /var/qmail/bin/qmail-smtpd
meudominio.com.br/home/vpopmail/bin/vchkpw /bin/true 2>&1

Obrigado.

--
"The box said: Requires MS Windows or better, so I instaled Linux"

Alexandre Pedroso
http://www.aplinux.com.br