[MASOCH-L] RES: Virtualização com HA

Jean Carlos Oliveira Guandalini jean.guandalini at corp.visaonet.com.br
Tue May 10 10:11:50 BRT 2011

Pessoal, deixa eu postar alguns testes que efetuamos e que pode servir
para outras pessoas:

- Instalamos um servidor com XenServer versão Free.
- Instalamos um Openfiler em um outro servidor. E criamos um volume para
compartilhar via iscsi.
- No Xenserver criamos um novo storage para as maquinas virtuais
buscando no OpenFiler.
- Instalamos dois debian 6.0 como máquinas virtuais no XenServer.

Foi tudo muito simples e rápido, não tivemos erros nem problemas com os
compartilhamentos via iSCSI.
Sobre teste de velocidade estamos ainda limitados em 100Mbits pois
acabamos precisando utilizar um switch 100Mbits até chegar o definitivo
que sera Gigabit, mas os testes de gravação com DD e o hdparm foram os
seguintes:

Máquina virtual debian com 512MB, estamos com uma rede 100Mbits do
XenServer para o Storage:
# Comando: hdparm -tT /dev/xvda
/dev/xvda:
 Timing cached reads:   1708 MB in  2.00 seconds = 853.77 MB/sec
 Timing buffered disk reads: 392 MB in  3.01 seconds = 130.24 MB/sec

-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
# Comando: dd if=/dev/zero of=/tmp/output.img bs=1M count=500
500+0 records in
500+0 records out
524288000 bytes (524 MB) copied, 38.5715 s, 13.6 MB/s
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-

Como nosso intuito é ter dois openfiler com DRBD para termos redundância
nossa preocupação é o que vai acontecer quando um servidor morrer e
passar a autoridade para o outro, mas ainda não montamos as duas
openfiler, então o teste que fizemos foi reiniciar o openfiler e ver o
que acontecia com as VMs. Nas VMs rodamos um DD e um wget e reiniciamos
o openfiler, o que aconteceu foi que as VMs ficaram congeladas e quando
o openfiler voltou do reboot simplesmente continuaram tudo da onde
pararam, o mais impressionante é que não corrompeu o download  que
estava sendo feito pelo wget.

Conforme formos fazendo mais testes vou postando aqui pra ficar como
pesquisa e tambem um feedback para o pessoal que me ajudou nas dúvidas.

Valeu