[MASOCH-L] BACKUP de arquivos em Linux (Samba)

Christian Lyra lyra at pop-pr.rnp.br
Thu Mar 24 15:30:06 BRT 2011

2011/3/24 Bruno Camargo <mustardahc at gmail.com>:
> Cara lista,
>
> Em um cliente tenho uma "solução" de backup para um server samba.
>
> Cerca de 300GB de arquivos sendo compactados via tar, segmentados em
> blocos de 10GB e movidos para um disco externo USB.
>
> O problema é que qdo necessário o restore, o processo de
> descompactação leva horas.
>
> Estou pensando em copiar a estrutura de diretórios assim como
> instalada no disco local para o disco externo, porém o comando estou
> encontrando problemas.
>
> O comando "cp -R /files/* /mnt/hdusb/" retorna erros em vários
> [...]

algumas...

1) Talvez um dos problemas com nomes seja o fato de usar vfat no disco
externo, certo? se vc só vai usar linux, então dá para colocar um
ext3/4 nele.

2) rdiff-backup é seu amigo :-)

3) apt-get install backninja

4) já vi algumas implementações ruins de interfaces USB/discos USB. Vc
manda copiar um volume grande de dados e o negocio chia...

--
Christian Lyra
PoP-PR/RNP