[MASOCH-L] Replicação de filesystem (Linux)

Marcos mczueira at yahoo.com.br
Mon Jun 27 12:25:35 BRT 2011

Bom dia Marcio,

o drdb não é um sistema de arquivos. ele é um device que faz a replicação pela rede.
esse device esta, normalmente,  "anexado" a um disco ou partição.
isso significa que o disco ou partição será replicada pela rede.

caso uso o drdb você poderá utilizar em modo ativo/passivo ou ativo/ativo.
no caso ativo/ativo, você deverá usar um sistema de arquivo de cluster - por exemplo: ocfs2, gfs.

o drdb funciona muito bem.
ja trabalhei um partições de até 1 TB sem problemas.

abraços.

Marcos