[MASOCH-L] RES: Replicação de filesystem (Linux)

Fernando Ulisses dos Santos fernando at bluesolutions.com.br
Mon Jun 27 12:10:48 BRT 2011

Marcio

Pode usar o DRBD, ele é muito bom, mas ele faz replicação a nível de
bloco, com isso não dá pra manter o HD montado nos dois servidores
simultaneamente, a não ser que, ao invés de ext3/ext4/reiserfs você use
algum filesystem de rede, como o GFS.

Mas a replicação simples já atende um monte de casos, você só precisar
ajustar os scripts para montar no nó secundário, iniciar os serviços
necessários e assumir o IP do cluster.

Fernando Ulisses dos Santos
Blue Solutions - Soluções em TI
19-3321-9068 / 19-3551-3898