[MASOCH-L] Roteador

Paulo Henrique BSD Brasil paulo.rddck at bsd.com.br
Sat Jun 11 14:04:44 BRT 2011

Se usar um Dell R210 com duas interfaces Gigabit intel ( preferencia
para o módulos em) com 4Gbs de ram, já é o suficiente, isso considerando
que seja apenas Forward + Firewall + QoS, caso estiver trabalhando com
BGP, parte para o R610 ou R710 com 8Gbs de ram ( é muito mais do que
precisa e já li que colegas na FUG-BR utilizam R210 como borda ).

Porem em se tratando de roteamento, o únicos pontos que vale a penas
levar consideração para dimensionar o hardware corretamente é pacotes
por segundo e interrupção das NICs sobre o processador, em forward não
em comutação BGP, onde ai entra algumas dezenas de variáveis.
De preferencias para placa-mãe com dual-northbrigde.

Caso tenha algum receio quanto a FreeBSD, bom inscreva-se na lista
freebsd at fug.com.br, o pessoal é camarada, porem não espere que iram
fazer para você, já a coisa é meio faz e quando tiver problemas
pergunte, que será informado onde ler na documentação para saber.
O Sistema é excelente, estou com 4 servidores sobre ele é o tempo de
parada é apenas planejada ( O hardware ajuda muito ), o linux não fica
atrás mais, para que usar linux se tem BSD/s.

Att.