[MASOCH-L] Exim4 e IPv6

Bruno L F Cabral bruno at openline.com.br
Thu Jul 28 10:33:20 BRT 2011

Ola

Peguei um bonde andando, um Exim4 que esta tentando resolver IPv6
mesmo sem ter nada de IPv6 na maquina local nem no DNS destino

O sintoma é essa mensagem no daemon.log imediatamente depois do
dialogo SMTP padrão (abaixo)

network unreachable resolving 'openline.com.br/A/IN': 2001:12ff::11#53

telnet mail.dominio.com.br 25
EHLO openline.com.br
MAIL FROM: bruno at openline.com.br
RCPT TO: usuariovalido at dominio.com.br
451 Could not complete sender verify callout

Se eu desligar o verify sender/callout no exim4.conf passa a funcionar

Observei no bind que o IPv6 parece desligado (o resolver é local,
na maquina do correio)

Como minha praia é mais para postfix, algum dos papas de exim pode
me dar uma dica sobre onde possa descobrir por que esse comportamento
(e como resolver, sem desligar o verify sender callout)?

Minhas pesquisas via google sempre voltam algo relacionado ao cpanel,
mas nesta maquina a configuração é toda nos arquivos, não tem painel

[]s, !3runo Cabral