[MASOCH-L] Hardware para Mikrotik

Danton Nunes danton.nunes at inexo.com.br
Thu Jan 20 16:05:31 BRST 2011

On Thu, 20 Jan 2011, Welliton Sá wrote:

> Boa tarde prezados colegas,
>
> estou especificando o hardware para um servidor x86 Dell que rodará Mikrotik
> e preciso de alta disponibilidade e desempenho nesse equipamento, pois ele
> desempenhará a função de roteador de borda da minha rede. Pesquisei sobre
> questões de compatibilidade na Internet e me surgiram algumas dúvidas:

você só não disse o principal: qual o tráfego que a coisa vai suportar.

um bom *BSD ou mesmo Linux não é muito mais versátil que o Mikrotik?

quanto alta é a disponibilidade de que você precisa? sem quantificar não
tem como especificar! um sistema singelo resolve? precisa redundância?

> - Existe suporte a RAID?
sim
> - Posso usar HD's SAS ou SSD?
sim
> - Qual o melhor processador (Intel ou AMD) para essa finalidade?
tanto faz
> - Quantas CPU's de quantos núcleos posso usar?
depende, sem saber o que ele vai fazer fica complicado.
> - O limite de memória reconhecido é de 2 GB?
não sei, Linux suporta quanto voce conseguir espetar.
> - Posso usar memória DDR3?
sim