[MASOCH-L] Adoção de SPF

Anísio J. Moreira Neto anisio.neto at hotmail.com.br
Thu Jan 20 10:29:01 BRST 2011

Olá senhores, gostei da discussão gerada pela minha pergunta :) Afinal a
lista é para isto, certo?
Sempre trabalhei com Microsoft, cerca de 10 anos, tenho vontade de aprender
FreeBSD, mas meu sustento ainda é exclusivo em MS.

Acredito que a maioria da lista trabalhe com SOs derivados de Unix. Então
vou passar o conhecimento que aprendi do outro lado.

Eu acredito que dependo da ferramenta o SPF trabalha durante a conexão entre
os MTAs, no Exchange (MS) e no SCM (ca) eu tenho a opção de bloquear conexão
logo após o comando "mail from:" caso a verificação do SPF retornasse fail.

E em ambiente Exchange com mais de um MTA (diversos MXs) todos aplicam os
filtros e verificações necessárias. A MS pede que os MTAs fiquem em DMZs e o
servidor que armazena os e-mails fique em sua rede privada, assim um host
externo nunca chega no servidor com os e-mails. Da forma com qual o Bruno
escreveu.

Abraços.
Obrigado por todas as respostas, com certeza aprendi com todas elas.