[MASOCH-L] Adoção de SPF

Danton Nunes danton.nunes at inexo.com.br
Wed Jan 19 12:16:52 BRST 2011

On Wed, 19 Jan 2011, Danton Nunes wrote:

> O SRS é reescrita do envelope, mais propriamente do remetente, para que
> quando o novo servidor de destino receber, não recuse a mensagem por dar
> SPF-fail. Logo só há necessidade de reescrever o envelope se a mensagem sair
> (via SMTP!) para outro servidor que verifique o SPF.

E se o domínio remetente tem SPF!

resumindo, a condição para que SRS seja necessário é o produto (AND) de:
1. estou reenviando a mensagem para outro MTA fora da minha cozinha;
2. eu sei ou desconfio¹ que esse MTA fala SPF e que não sou 'trusted' lá;
3. o domínio do remetente original tem registro SPF.
¹ou seja, na dúvida, fala!

são tres testes bem baratinhos em termos de recurso de máquina.