[MASOCH-L] RES: Placa de rede PCI-Express em Linux

Rafael M. Koike r.koike at terra.com.br
Tue Jan 11 18:24:35 BRST 2011

 Backbone está muito melhor servido utilizando comutação de pacote
em
 hardware.
 Concordo, mas me lembro de algumas reuniões do GTER o pessoal
fazendo apresentações e falando da infra usando servidores.
 Dai veio a duvida se alguem aqui da lista utiliza solução NUMA
(Já que é relativamente nova).
 On Ter 11/01/11 18:20 , "Henrique de Moraes Holschuh"
henrique.holschuh at ima.sp.gov.br sent:
 Rafael M. Koike escreveu:
 >  Tecnologia NUMA deve ser muito interessante mas será que é
melhor
 > que SMP neste xontexto de fastswitching/routing?
 NUMA não é "melhor".  Mas é o que você tem quando o barramento
de memória
 está direto na CPU, e há mais que uma CPU.  Ou seja, é uma
realidade com a
 qual se tem que conviver.
 De repente, nem toda a memória é igualmente próxima do processo
dependendo
 de em qual core ele está, e você passa a ter que levar isso em
conta para
 a performance máxima, da mesma forma que você leva em conta em que
CPUs
 deve ficar a aplicação (no caso do roteamento, a aplicação é o
kernel e
 você só precisa conseguir que os pacotes entrem e saiam pelo mesmo
core e
 fiquem em memória local ao core).
 O mesmo vale para o IO.  Alguns dispositivos estarão mais próximos
de
 determinadas CPUs (e memória!) que outros.
 Nem precisa dizer que você quer o interconnect correndo na
velocidade
 máxima possível, no caso de Intel isso implica nos modelos com
6.4GT/s,
 e memórias de 1333MHz ou mais.  E toda aquela tralha para economia
de
 energia nos enlaces QPI e PCIe desligada (aumenta latência).  Trava
tudo
 em máxima performance no BIOS, e deixa que o S.O. se vira.
 --
 Henrique de Moraes Holschuh
 Projetos Especiais