[MASOCH-L] masoch-l Digest, Vol 72, Issue 20

Luzemário luzemario at gmail.com
Thu Feb 17 12:26:39 BRST 2011

> Luzemário, esta não é uma crítica pessoal, ok?

Sem problemas. Sou usuário de fóruns há muitos anos e já entendo as
opniões... :)

o que há são servidores autoritativos, que são os nós terminais da árvore de
delegações e servidores recursivos, que atuam como clientes-procuradores e
cache. Embora seja possível que os dois papéis sejam executados pelo mesmo
equipamento, isto não é aconselhado por motivos de segurança, p.ex. cache
poisoning.

Isso, isso isso!!! o artigo da outra mensagem é mais claro... faltaram as
palavras!!!

> não conheço qualquer convenção ou prática corrente designando nomes para os
> servidores de nomes, de onde você tirou essa idéia de que nomes como dns.*
> ou ns.* tenham significados especiais?

Bom... não é exatamente uma convenção, mas só por questão de organização.
Quando você tem racks e mais racks de servers 1U num datacenter com mais de
100 shelves isso ajuda bastante... ;)

Para facilitar o genciamento remoto, sigo as recomendações de meu professor
de redes:

Servidores autoritativos = ns?.dominio.ext
Servidores recursivos = dns?.dominio.ext

Se muita gente já segue essa idéia, acredito que se acostumar facilita o
diagnóstico de problemas em grandes redes. Isso não é e creio que nunca vá
ser uma convenção ou regra, já que o mais comum é ter o bind executando a
função de autoritativo e recursivo na mesma máquina. Mas quando as redes são
realmente pesadas e você precisa distribuir a carga autoritativa por,
digamos, uns 10 servidores configurados exclusivamente com função
autoritativa, aí eu concordo com meu professor: Vou chamá-los todos de
ns1..ns10. Até na árvore do NMS fica mais fácil de identificar.

Luzemário

> [...]
> acesso à Internet, não limitando as consultas de DNS aos servidores da
> empresa prestadora, permitindo assim que usuários operem seus próprios
> serviços"
>

> Rubens

> From: Paulo Henrique BSD Brasil <paulo.rddck at bsd.com.br>
> To: "Mail Aid and Succor, On-line Comfort and Help" <
> masoch-l at eng.registro.br>
> Date: Wed, 16 Feb 2011 19:02:49 -0300
> Subject: Re: [MASOCH-L] Problema com o Terra

> Recomendar não é obrigar, espero que leia o contrato antes.
> E outra um DNS-Cache bem configurado e estavel é melhor que um DNS externo,

Pelo menos no meu contrato, o que diz é que é proibido utilizar a rede para
hospedar serviços usando servidores. Então não posso ter meu próprio
servidor DNS autoritativo, mas nada impede que eu tenha servidores
recursivos ou de cache em minha rede, para agilizar a busca por nomes.

De qualuqer forma, ouvi falar que a Anatel está encubando um futuro
regulamento (beeeeeeem futuro, ou melhor, sem data para acontecer) sobre
neutralidade de rede. Quem sabe, talvez um dia isso possa resolver de vez os
problemas do P2P.

Luzemário