[MASOCH-L] OffTopic: Pager/Beep

Luzemário luzemario at gmail.com
Tue Feb 15 19:07:55 BRST 2011

> From: Rubens Kuhl <rubensk at gmail.com>
> To: "Mail Aid and Succor, On-line Comfort and Help" <
> masoch-l at eng.registro.br>
> Date: Tue, 15 Feb 2011 16:12:15 -0200
> Subject: Re: [MASOCH-L] masoch-l Digest, Vol 72, Issue 14
> é?

> alguma
> da
>
> Você como radioamador licenciado não poderia usar Packet Radio
> legalmente para essa aplicação ?
> Para faixa de 2m você deve estar imaginando 1200 bps, que é mais do
> suficiente para isso...
>

> Rubens

Aqui eu já uso um minimodem ligado no rádio, e funciona muito bem. Sempre
que há algum evento no servidor, eu recebo no portátil (HT) uma mensagem de
texto. Eu uso um modem 1200bps daqueles que são usados no APRS, conhecidos
como TinyTrak ou coisa do gênero, mas sem o GPS. Um rádio ICOM serve de
base, ligado na serial do servidor pelo modenzinho, e o portátil TH-D7A faz
o trabalho na ponta remota. Estou pensando ainda em colocar a coisa toda na
rede APRS (http://www.bsbnet.com/pt2vhf/aprs/), assim eu posso receber os
alertas tanto no rádio como pela internet (usando os gateways disponíveis
nessa rede), além de mandar e receber emails e comandos para o servidor
usando o rádio.

Para aqueles que acham a idéia interessante mais não são radioamadores,
existe a licença classe C, que qualquer um consegue obter sem maiores
dificuldades.