[MASOCH-L] masoch-l Digest, Vol 72, Issue 14

Luzemário luzemario at gmail.com
Tue Feb 15 18:04:21 BRST 2011

> From: Guilherme Boing <kolt at frag.com.br>
> To: "Mail Aid and Succor, On-line Comfort and Help" <
> masoch-l at eng.registro.br>
> Date: Mon, 14 Feb 2011 14:20:59 -0200
> Subject: Re: [MASOCH-L] Problema com o Terra
> Mas hein ?
>
> Pq todos os ips de 201.6.246.0/24 deveriam estar apontando para "ele" ?
> Ele só dispõe provavelmente de 1-2 ips, sendo esta faixa, de autoridade do
> Vírtua, e não dele.
>
> Ele simplesmente tem um ip estático com o Vírtua (provavel link
> empresarial).

> [...]
Na verdade, ele não precisa exatamente de um "/24" para o DNS reverso
funcionar, mas se ele tivesse seu próprio serviço de DNS ele precisaria de
uma faixa só sua para evitar problemas com email. Normalmente, o que se faz
é solicitar uma faixa pequena ao provedor e pedir que a faixa seja designada
ao seu servidor. Foi isso que fiz em minha rede. Eu tenho apenas um "/3". O
artigo abaixo explica um pouco disso, principalmente no texto que diz:

*"Você pode se perguntar qual é a necessidade de ter uma faixa com 5
endereços utilizáveis se o servidor é apenas um. Existem diversos motivos
para isso. A primeira é que, ao configurar um servidor dedicado, você
precisa de uma faixa de endereços inteira para poder configurar o DNS
reverso, um pré-requisito para que seus e-mails não sejam rotulados como
spam por outros servidores."*

No meu caso, não apenas os emails oriundos do meu servidor eram considerados
SPAM lá fora, mas as mensagens vindas para nós no MX eram simplesmente
descartadas antes de serem entregues. A configuração varia muito de serviço
para serviço, mas é melhor não arriscar. Nessa época, o livro "Servidores
Linux" do Morimoto simplesmente salvou meu dia. Sugiro ver o artigo abaixo,
que apesar de não ser tão completo quanto o do livro, que é mais recente,
explica mais ou menos a mesma coisa:

http://www.gdhpress.com.br/redes/leia/index.php?p=cap4-2