[MASOCH-L] squid e consumo de banda diário por usuário

Bruno L F Cabral bruno at openline.com.br
Mon Feb 14 11:52:05 BRST 2011

Ola

Quando eu tinha provedor eu fazia controle de download via conexao
do usuario (pode usar hotspot, pppoe ou pptp, ainda que faça NAT)
usando RADIUS

O atendedor enviava pacotes RADIUS de atualizacao para o servidor
que mantinha uma tabela de consumo. Um cron, ao atingir o limite,
pode impor um shaping daquele usuario, ou se houver suporte por
parte do atendedor, receber um pacote alterando a velocidade e
aplicando automaticamente (acredito que o mikrotik consiga fazer
isso, ou depende do seu atendedor)

Também dá para fazer controle semanal ou mensal, só alterando o
cron e consultando as tabelas mantidas pelo servidor RADIUS

Dá pra fazer, obviamente. Se vai codificar muito ou pouco depende
de como seu sistema está organizado

[]s, !3runo Cabral

--
Provedor Wireless? Visite http://www.cfide.com.br
ALIX, WRAP, Atheros, FlashIDE, Consultoria BGP etc.