[MASOCH-L] Welcome to the "masoch-l" mailing list (Digest mode)

Danton Nunes danton.nunes at inexo.com.br
Thu Feb 10 13:08:13 -03 2011

On Thu, 10 Feb 2011, Luzemário wrote:

> Feb 10 11:27:18 WAN 2001:0:5ef5:79fd:30cc:3e7f:a14d:b1e

isto é um endereço Teredo.

> 2002:bd3d:307d::bd3d:307d IPv6Feb 10 11:27:16 WAN

este endereço é de um túnel 6to4, cujo ponto final é do virtua. consulte
essas coisas com o 'whois'.
exemplo:

$ whois 2002:bd3d:307d::bd3d:307d

Querying for the IPv4 endpoint 189.61.48.125 of a 6to4 IPv6 address.

% Joint Whois - whois.lacnic.net
%  This server accepts single ASN, IPv4 or IPv6 queries

% Brazilian resource: whois.registro.br

% Copyright (c) Nic.br
%  The use of the data below is only permitted as described in
%  full by the terms of use (http://registro.br/termo/en.html),
%  being prohibited its distribution, comercialization or
%  reproduction, in particular, to use it for advertising or
%  any similar purpose.
%  2011-02-10 12:55:32 (BRST -02:00)

inetnum:     189.60/14
aut-num:     AS28573
abuse-c:     GRSVI
owner:       NET Serviços de Comunicação S.A..
ownerid:     000.065.376/0002-65
responsible: Grupo de Segurança da Informação Vírtua
country:     BR
owner-c:     GRSVI
tech-c:      GRSVI
inetrev:     189.61.0/18
nserver:     ns7.virtua.com.br
nsstat:      20110209 AA
nslastaa:    20110209
nserver:     ns8.virtua.com.br
nsstat:      20110209 AA
nslastaa:    20110209
created:     20070906
changed:     20080512

> Tenho curiosidade de tentar descobrir de onde vieram esses pacotes. Se
> fossem pacotes IPv4, bastaria ir num site IP Locator ou em um serviço WHOIS,
> mas na rede IPv6 como devo proceder? há serviços WHOIS para IPv6 já em
> funcionamento?

sim, como você pode ver no exemplo acima.

> A parte :0:5ef5: não me é estranha... parece um endereço formado por algum
> serviço gratuito de túnel IPv6... alguém poderia confirmar?

veja a RFC 4380 sobre a estrutura de um endereço Teredo. 5ef5:79fd é o
endereço IPv4 do servidor escrito em hexadecimal. se eu não estiver
enganado isso dá 94.245.121.253 que é da Microsoft, então tem toda a cara
de ser um desses Windows em um túnel com sua "nave-mãe".