[MASOCH-L] problemas com o smtp02.igempresas.net

Rejaine Monteiro rejaine at bhz.jamef.com.br
Fri Feb 4 19:06:44 BRST 2011

acho que econtrei o problema.. (q ocorria também com o
smtp01.igempresas.com.br)
creio que a conexão estava e saindo por timeout..
acompanhei pelo iptraf e vi que a conexão chegava, porem demorava  muito
tempo pra  transmitir os  pacotes..
transmitia inicialmente 81 bytes, parava e levava vários minutos para
transmtir 405 bytes.. nem chegava à transmissão de cabeçalho e corpo de
e-mail , muito menos os anexos...
no iptraf,  o flag tcp do iptraf ficava  indicando PA (push e ack)
durante toda a transmissão  e depois de um certo tempo, ocorria  um
tcp/reset...
ou seja, bem diferente de uma conexão normal, que transmite tudo  bem
rapidamente e fecha conexão (done e closed)
como uso tarpitdelay e greet_delay+drop_before_greeting (entre outros
controles de limite de conexões), resolvi retira-los alguns  para fazer
um teste (somente para os dois servidores smtp da ig) e  ver no que iria
dar...  e aí resolveu o problema.. estranho não?
meu greetdelay é de 30 segundos.. o suficiente para a maioria das
conexões 'normais' e sempre funcionou bem..  mas parece que com os
servidores da ig não funciona... a rfc 22821 permite até 360 segundos de
delay antes do greeting e não tenho tido problemas com outros
mailserver,  portanto creio que seja um caso isolado .. anida não sei ao
certo se foi exatamente o paramento que ocasionou o reset (vou fazer
mais testes), mas creio que o caminho é por ai...
qualquer novidade eu posto.