[MASOCH-L] Mail From Vazio

Danton Nunes danton.nunes at inexo.com.br
Thu Feb 3 11:48:21 BRST 2011

On Thu, 3 Feb 2011, Leandro Carlos Rodrigues wrote:

> />>/  TO: numa conexão SMTP para algumas mensagens?
> />
>
> Creio que seja isto. Mas aonde eu quero chegar é: porque não preenchem o
> campo com um endereço válido mesmo que seja o endereço do MAILER-DAEMON? Por
> que deixar o campo vazio?

porque a RFC manda fazer assim. não faz sentido mandar mensagem de erro
sobre mensagem de erro, porisso o envelope e consequentemente o cabeçalho
a seção 3.7.

    Of course, SMTP servers MUST NOT send notification
    messages about problems transporting notification messages.  One way
    to prevent loops in error reporting is to specify a null reverse-path
    in the MAIL command of a notification message.  When such a message
    is transmitted the reverse-path MUST be set to null (see section
    4.5.5 for additional discussion).

não se deve rejeitar mensagens com base no MAIL FROM: vazio! entretanto
vale uma regra: como se tratam de mensagens de erro, devem ter um único
destinatário. se tiver mais, pau nela!