[MASOCH-L] RES: Virtualização com HA

Renato Fernandes renato.fernandes at webtraffic.com.br
Fri Apr 29 14:18:51 BRT 2011

No XenSource versão 4.0 existe a possibilidade de utilizar o Remus para fazer o "espelhamento" de VM entre hosts. Dessa forma, se um host cair, o outro assume de forma transparente. Esse recurso não existe por padrão no XenServer, mas existem aplicações de terceiros para incluir esse recurso no XenServer, como é o caso do http://www.marathontechnologies.com/high_availability_xenserver.html.
No VMware vSphere existe um recurso chamado Fault Tolerance que possibilita fazer esse "espelhamento" também.

Live migration e HA são coisas totalmente diferentes.
Live migration atualmente é um recurso padrão presente nas principais plataformas de virtualização e que possibilita migrar uma VM de um host para outro sem parar a VM. Isso não é um recurso de HA mas sim para facilitar a manutenção, gerenciamento e consolidação dos hosts.
HA é tolerante a falhas de hardware e é um recurso presente(de forma oficial e suportado pelo fabricante) apenas no VMware, pago e muito bem pago por sinal! =)

Abraços,

Renato Fernandes