[MASOCH-L] Virtualização com HA

Renato Fernandes renato.fernandes at webtraffic.com.br
Fri Apr 29 13:38:01 BRT 2011

Boa tarde Jean,

Você pode utilizar o recurso de HA existente no XenServer Advanced/Enterprise/Platinum. Esse recurso funciona muito bem, mas é necessário utilizar uma SAN para armazenar os discos das VM's.

O Ganeti, que é um projeto desenvolvido pelo Google e utilizado nos Offices deles... funciona muito bem também(assim como citado pelo Jean Franco no e-mail anterior), e dispensa o uso de uma SAN pois faz uso do DRBD para manter os discos das VM's em sincronia entre os hosts.

Fato: Se um host cair, a VM será reiniciada em outro host, isso não é considerado HA, pois em HA a VM não pode parar mesmo após uma falha no host. Isso ocorre tanto no XenServer quanto no Ganeti.

Abraços,

Renato Fernandes