[MASOCH-L] RES: Invasão de servidor

Nelson Murilo nelson at pangeia.com.br
Fri Apr 8 23:03:25 BRT 2011

On Fri, Apr 08, 2011 at 10:23:39PM -0300, Rubens Kuhl wrote:

> [...]
> para a conta da operadora. O grau de risco aumenta conforme
> posicionamentos de associações possam ser interpretados como
> equivalentes empresariais de códigos de ética profissional, e há
> vários que indicam prazos de 2 a 3 anos como apropriados.
>

> É uma questão mais de jurisprudência e não de lei.. e antes que você
> pergunte, eu não tenho conhecimento direto de casos assim. Mas numa
> análise de risco basta alguns porcento de chance sobre a massa de
> processos de danos para apoiar uma decisão de guardar registros, mesmo
> que sem uma preocupação social com a identificação de criminosos.

Existe um risco teorico de processo, isso nao vai fazer ninguem
guardar os logs, vai ser mais barato pagar advogado.
Se/quando tiver uma jurisprudencia ou lei ai sim, concordo com
voce que vai ser mais barato guardar logs.

> E no caso específico da Telesp/Telefônica, o folclore de telecom diz
> que ela guarda sim logs... com que precisão e por quanto tempo, é
> outra história.

Todo mundo guarda, mais pra identificar problemas do que pra preservar
evidencias, e guarda ate que precise rotacionar.

./nelson -murilo - http://stsproducoes.com.br