[MASOCH-L] Roteamento entre 2 redes atrás de OpenVPN

José Augusto dos Santos Neto neto-listas at sagem-orga.com.br
Wed Sep 1 16:36:36 BRT 2010

Marcio,

1 - Você ativou o forward entre as interfaces ?

2 - Usando o tcpdump na interface tun0 do servidor, você consegue ver os
pacotes chegando do cliente, quando você testa o ping (cliente->lan) ?

3 - O cliente possui alguma rede 192.168.0.0/24 no local ? Eu já tive um
problema (comigo) pois a rede da minha casa conflitava com uma rede que
eu tinha na empresa, por isso mudei meu endereçamento local.

No meu caso, eu uso o iptables no servidor vpn pois tenho diferentes
níveis de acesso por usuário.

Espero ter ajudado.

Neto