[MASOCH-L] Armazenamento de senhas

Marcio Jorge dos Santos marcio at pucsp.br
Thu Oct 14 14:35:11 BRT 2010

On Sun, 10 Oct 2010, Eduardo Júnior wrote:

Fala pessoal,

A thread realmente está bem interessante. Apesar de não ser um armazenador
de senhas eu utilizo para essa função o truecrypt[1]. Ele tem versão
portable para M$, para mac e para linux. O bom dele é que
não guardo apenas senhas, os arquivos sensíveis também podem ser
protegidos com ele.

Para senhas, eu criei um contaniner com 10Mb, muito mais que o suficiente,
diga-se de passagem, e dentro dele coloco um arquivo com as senhas todas.
Para abrir o conteiner normalmente utilizo uma frase
bem grande como password. Este conteiner fica armazenado numa partição de
minha máquina, bem como em um hd externo e em dois pendrives.

Criei uma estrutura de pastas onde guardo os contaneirs todos e uma cópia
do truecrypt portable:
.../tc
.../tc/tcs <- container com as senhas (t= true c=crypt s=senhas) :-)
.../tc/truecrypt <- pasta com o portable do truecrypt

para abrir o container no linux:
- truecrypt -t .../tc/tcs <ponto de montagem>

se precisar abrir em uma máquina windows, utilizo a cópia portable.

[]s,
marciom,

[1] http://www.truecrypt.org/

PS: algumas senhas são armazenadas na cuca, porém estas senhas são
compartilhadas com normalmente mais duas pessoas.

--
Marcio Jorge dos Santos         PUC-SP - Divisao de Tecnologia da Informacao
Rua Marques de Paranagua, 111   Equipe de Infra-Estrutura e Controle
Consolacao - Sao Paulo - SP     e_mail: mjsantos at pucsp.br
01303-050                       URL : http://www.pucsp.br/suporte