[MASOCH-L] Link de dados com BGP

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Fri Oct 1 16:36:22 BRT 2010

> Estamos em processo de aquisição de AS e já estamos preparando uma
> licitação para link de internet com BGP, no entanto como ainda não temos
> um roteador capaz de aguentar full routing, como que devemos solicitar
> isso? existe um nome para um filtro de rotas, é por nível de hops ou por
> quantidade de rotas?

O nome para isso é "partial routing". Normalmente é especificado por
geografia+topologia, por exemplo "rotas nacionais e de peering". Eu
sugiro não entrar no detalhe dessa especificação, pois cada backbone
vai ter uma solução diferente para esse problema.

> Teria alguma limitação na qualidade do serviço se eu limitar a quantidade
> de rotas? ou apenas a possibilidade de eu passar mais tráfego pela rota
> default do que pela mais curta?

Peça para injetarem também uma rota default. Uma rota default estática
teria problema de não detecção de quedas.

Veja que você não vai poder limitar a quantidade de rotas, pois a
resposta a isso ("prefix-limit") seria derrubar a sessão BGP... mas
você vai poder criar seus próprios filtros e com eles atingir uma meta
de número de prefixos. Nesses filtros, que rodariam no seu
equipamento, você pode filtrar pelo critério que citou (número de AS
hops) ou por serem IPs do Brasil ou não, trânsito por um determinado
backbone internacional até que caiba no que sua caixa aguenta.

> Alguém já configurou Switch da Extreme x450a para esse fim e teria
> exemplos de configuração?
> Se ficar muito ruim vou colocar um PC pra rotear temporariamente até
> comprarmos um roteador descente.

Extremas emoções vocês gostam! :-)
Eu sugiro tanto instalar Linux com BIRD ou Free/OpenBSD com OpenBGP e
configurar no "Extreme Adventures"... é o tipo de coisa para você não
depender de uma única solução quando há questionamentos sobre ela (e
há sobre as duas possibilidades).

Rubens