[MASOCH-L] RES: Monitorar conexão PostgreSQL

Fabio Catunda fcatunda at lightcomm.com.br
Wed May 5 11:00:46 BRT 2010

Fiz um teste rápido aqui com o tcpflow e até que dá para capturar algo,
mas nada muito fácil de se interpretar.

Layer 7 pode até ajudar a identificar se o flow é realmente uma conexão
postgres ou não, mas não vai te ajudar a ler as informações contidas no
pacote. O que me parece um pouco inútil visto que a porta do postgres
pode ser facilmente identificada, me parece mais interessante monitorar
a porta do que usar camada 7 para identificar o tráfego.

Não sei ao certo o que você quer monitorar, mas se quiser gravar cada
query que passar o ideal é agir de outra forma, no firewall você até
pode conseguir uma boa métrica do montante de dados transferidos, mas
ler a query em camada 2/3 é duro.

Att,

Catunda.