[MASOCH-L] Escolha fibra optica

Rodrigo Trevisaneli rodrigo.trevisaneli at gmail.com
Tue May 4 12:06:50 BRT 2010

Ola,

Estou cotando um enlace de fibra externo e tenho 2 propostas, e
surgiram as seguintes duvidas:

O fornecedor A sugere faser a fusao/conectorização apenas das
fibras que serão usadas, e não do par sobressalente. O fornecedor
B sugere já deixar tudo pronto para o caso de precisar usar o par
sobressalente. O que vale a pena?

Outra diferença é que foram cotados dois tipos de fibra, uma
com proteção contra roedores por camada de fibra de vidro e
a outra sem essa proteção. Também foram cotados dois fabricantes,
Metrocable e Furukawa. Fica a dúvida, a proteção contra roedores é
importante? A diferença de preço é bem grande.
E os fabricantes? Alguém conhece Metrocable? Furukawa eu conheço.

Há um trecho com tubulação subterrânea e outro aéreo posteado.

Obrigado!

-Rodrigo