[MASOCH-L] VPN Telefonica

Bruno L F Cabral bruno at openline.com.br
Tue Jan 19 23:28:42 BRST 2010

> Pessoal,
>
> Tenho aqui o seguinte cenario:
>
> MATRIZ = rede 192.168.0.X
> FILIAL1 = rede 192.168.1.X
> FILIAL2 = rede 192.168.2.X
>
> A Telefonica interligou os 3 pontos por VPN, sendo que os
> roteadores sao 192.168.0.1, 192.168.1.1 e 192.168.2.1.
> Pelo que entendi, nas filiais deverei definir o gateway das
> maquinas como sendo o roteador, para assim alcançar a
> rede da matriz. Ok.
>
> Porem, se eu quiser que todo o trafego Internet das filiais
> saia pela matriz, através da VPN, como eu faço para que os
> [...]

depende. numa rede deste tipo a matriz pode ser rota
default ou pode nao ser. se ela for, siga as instrucoes
ja passadas pelos colegas

se nao for voce pode a) pedir que seja b) fazer tunelamento
para bypassar essa limitacao

onde eu trabalhava tinhamos uma rede assim, mas alimentavamos
as rotas dinamicamente (usavamos BGP mas OSPF tambem servia)
dessa forma num dos pontos eu anunciava a rota default e a
rede se ajustava automaticamente

obviamente precisa informar para a telefonica que a VPN é
dinamica (alguns consultores teimam em querer tudo estatico)

[]s, !3runo Cabral