[MASOCH-L] Roteador

Márcio A. Sepp marcio at zyontecnologia.com.br
Thu Jan 7 17:55:03 BRST 2010

Boa tarde,

Possuo em alguns clientes um computador para fazer o papel de roteador. Nos
últimos anos eu tenho utilizado o OpenBSD para tal função, porém tenho
notado as seguintes dificuldades:
- Se o equipamento for desligado brutamente, o sistema de arquivos corrompe
ou tem uma grande chance de corromper. Não que os desligamentos inesperados
ocorrem com muita frequencia, mas quase sempre que eles ocorrem, é
necessário que alguém vá até o cliente para rodar o fsck_ffs;
- Se não utilizar placas de rede de boa procedência, o sistema começa
apresentar problemas de roteamento. Sempre utilizo 3com ou intel, mas as
vezes mesmo com estas placas estou enfrentando problemas.

Pensando em melhorar estes pontos, eu gostaria de ouvir as experiências com
outros firewalls da lista. Lembrando que a solução tem de ser poderosa (as
vezes mais de 150 máquinas) e também fácil de manejar, tal qual é o firewall
pf.

Nestes clientes eu utilizo basicamente:
- Firewall: pf;
- Squid;
- bind;
+ alguns medidores, como sarg, mrtg, ntop e outros que por ventura se faça
necessário.

--
Att.
Márcio A. Sepp