[MASOCH-L] Virtualização distribuída X alta disponibilidade

Leandro Quibem Magnabosco leandro.magnabosco at fcdl-sc.org.br
Tue Jan 5 16:35:01 BRST 2010

Marcio Merlone escreveu:
> Pessoal,
>
> A questão é: o VMWare ou alguma outra solução de virtualização permite
> processamento distribuído de uma máquina virtual em duas ou mais
> maquinas físicas? Sei que o VMWare possui o Vmotion, que move uma
> máquina virtual em execução, sem pausa, de uma física a outra, mas não
> é isso que pergunto, é processamento distribuído.
>
> Imaginem que eu tenha um cluster com uns 4 servidores blade foderosos,
> VMWare em todos, rodando meus servidores virtuais distribuídos pelo
> cluster. Se uma máquina do cluster pára, nenhum serviço nem servidor
> [...]
Olá Marcio, olá pessoal (este é meu primeiro post na  lista, por isso as
saudações).

Creio que não há vantagens ainda em distribuir o processamento entre
várias blades, pois você já está perdendo um pouco de performance devido
ao compartilhamento de recursos, mas essa não é a sua pergunta...

Desconheço soluções de clustering específico para VMs, mas posso lhe
afirmar que existe alta disponibilidade em VMotion e até em KVM
(Kernel-based Virtual Machine) do Linux.
No caso de VMWare, outra máquina assume as máquinas virtuais da box
defeituosa de forma automatizada, o que seria imperceptível para o usuário.
No caso do uso de KVMs, você terá de implementar isso manualmente,
configurando as VIRTs como suplementares às outras.

De qualquer forma, há alta disponibilidade no mundo das máquinas
virtuais, só não sei se há plataforma específica para clustering ou smp
distribuído.

Cheers,
Leandro Quibem Magnabosco.