[MASOCH-L] ASN e BGP

Henrique de Moraes Holschuh henrique.holschuh at ima.sp.gov.br
Mon Sep 28 09:25:09 BRT 2009

Rubens Kuhl wrote:
> Ao longo deste ano o Registro.BR ainda pode oferecer ASN 16 bits, mas
> é obrigado a fornecer primeiro o de 32 bits pelas regras dos RIRs. A
> partir do ano que vem é que não existirá nem a opção de emitir 16
> bits.
>
> O jeito mais simples é se fazer de desconhecido e informar o
> AS_TRANS(23456) para a operadora como se fosse seu AS 16 bits. Isso
> pelo menos já vai te colocar na ativação... depois de ativado, aí
> aguarde até o ano que vem e peça para mudar sua sessão.

O 23456 deveria funcionar bem, mas sempre fiquei com uma dúvida: e se
dois clientes forem 32-bits?  A única coisa protegendo seu tráfego vai
ser o next-hop...  todos os filtros de AS da im^H^Hoperadora vão colocar
os clientes 32-bits no mesmo balaio de gatos...

Projetos Especiais
TEL +55-19-3755-6555/CEL +55-19-9293-9464

e do custo que você pode evitar.