[MASOCH-L] Alternativa ao Spamassassin

Rejaine Monteiro rejaine at bhz.jamef.com.br
Wed Sep 23 18:50:22 BRT 2009

#usando listas rbl

se  vc fez a instalação padrão do qmail-rocks , então já tem pacote
ucspi-tcp
o rblsmtp, que vamos usar para pesquisar em listas rbls vem junto com o
ucspi-tcp

sendo assim, vc modificar o scritp run do seu qmail-smtpd , de tal forma
a colocar o rblsmtpd antes do qmail-smtpd e antes do tcp_env

algo como isso:

<corte>

RBLSMTPD="/usr/local/bin/rblsmtpd"
RBLLIST="-t  15 -B -C  -r zen.spamhaus.org -r bl.spamcop.net  -r
dnsbl.sorbs.net -r combined.njabl.org"

exec    /usr/local/bin/softlimit        -m $SOFT        \
        /usr/local/bin/tcpserver        -v              \
                                        -R              \
                                        -l $HOST        \
                                        -x $CDBF        \
                                        -c $MAXD        \
                                        -u $QUID        \
                                        -g $QGID        \
                                        $MAILSERVER  \
                                        smtp            \
                                        $RBLSMTPD
$RBLLIST                           \
         /var/qmail/bin/tcp-env                          \
        /var/qmail/bin/qmail-smtpd                      2>&1

<corte>
Esse é só um exemplo (o run completo não postei aqui, só a parte
interessante)

Note que defini as variáveis RBLSMTPD e RBLLIST lá em cima...
Note que usei as listas zen.spamhaus.org ,  bl.spamcop.net  ,
dnsbl.sorbs.net e  combined.njabl.org, que são boas.. Existem outras
listas também, por exemplo a jp.countries.nerd.dk (usada para rejeitar ,
por exemplo, conexões provenientes do japão, etc..)

Basicamente é isso..  É só reiniciar o seu qmail e deverá funcionar. .

#Colocando o anti-spam antes do anti-virus no script do qmail-scanner

Edite o seu script  qmail-scanner-queue.pl  e procure a linha

#Array of virus scanners used must point to subroutines
my @scanner_array=("clamdscan_scanner","spamassassin");

Essa é a ordem padrão: clamdscanner (antivirus) e depois spamassassin

Mas vc pode  alterar para

my @scanner_array=(spamassassin","clamdscan_scanner");

Dessa forma, o spamassassin vai rodar antes do clamds_canner (antivirus)

Note que se vc estiver usando outro antivirus que não seja o clamav, o
nome ali vai mudar..