[MASOCH-L] VLAN: 3com x Mikrotik

Bruno L F Cabral bruno at openline.com.br
Fri Oct 30 22:10:20 BRST 2009

Ola

Graças a ajuda do Herbert da SCW a charada foi solucionada!!

Durante os testes uma coisa que me intrigou foi aparecer
o mac-address no ip neighbor do mikrotik mas ainda assim
eu não conseguir pingar

O Herbert perguntou se aparecia na interface certa, o que
eu não tinha observado. E não estava!! Então desligando a
interface "mãe" das VLANs sumia o neighbor junto

Resumidamente o que aconteceu foi o seguinte, fica como
referência para quem tiver problema semelhante: O switch
estava entregando sem VLAN devido a forma como configurei
(errado, vejo agora) o tag/untag das portas

Eu tinha colocado a porta 2 como untag da VLAN que eu
queria e a porta do cascateamento como tagged da mesma
VLAN. Ele recebia e entregava no cascateamento sem tag

A solução foi atribuir a porta do switch o tag correto
e setar untag para uma VLAN diferente da 1. na porta
de cascateamento tag da VLAN correta (e untag da 1,
senão não consigo acessar o switch remotamente)

Dessa forma o switch recebe do mikrotik em tag e entrega
na porta de cascateamento com o tag, chegando na RB1000
com o tag correto.

Problema resolvido!

Quanto ao ROS 4.x não funcionar VLAN nem ligado direto
na porta da RB1000 (com ROS 3.30) eu vou seguir a
sugestão do Gustavo e Sergio e enviar o bug report
pra Mikrotik. SE eu ganhar a tal licença ela vai de
presente pro Herbert pela dica matadora!!

Bom final de semana a todos!

[]s, !3runo Cabral