[MASOCH-L] Bridge entre duas VLans no mesmo switch

Henrique de Moraes Holschuh henrique.holschuh at ima.sp.gov.br
Thu Oct 22 16:14:30 BRST 2009

Gustavo Araújo wrote:
> O problema de usar dessa forma é ter um switch gigabit de 24 portas caro
> sendo usado apenas meia dúzia de portas.

Tem empresas que possuem switches com menos portas e toda a
funcionalidade dos modelos maiores de 24 e 48 portas.  Só que quase
sempre o custo por porta é bem pior.

No mínimo a culpa é da Broadcom, já que praticamente todo mundo exceto a
Cisco usa a linha de matrizes de comutação Strata XGS deles.  Enterasys,
3COM, Huawei, D-link, é tudo matriz de comutação e MAC Broadcom, só muda
o firmware.  E _que_ diferença que faz o firmware :-)

Se a Broadcom não lançou nenhuma matriz de comutação pequena, vão usar a
para 24 portas mesmo, e a única economia com menos portas ficaria nos
PHY e componentes de apoio, que não chegam nem perto do custo da matriz
de comutação e MAC.

> Outro ponto também pra usar vlans no mesmo switch, é que se der problema na
> appliance, remotamente eu acessaria o switch e mudaria as portas onde vem o
> link da operadora para a vlan que vão para os switchs dos racks.

Bom, fora o fato que um appliance de controle de banda que preste (e
supondo que NÃO É FIREWALL) deveria ter como modo de falha um
passthrough *físico* (virar uma emenda de cabo), você sempre pode ter
cabos ligando as duas switches, porém com as portas administrativamente
desativadas em um dos lados.

Engenharia de Telecomunicações
TEL +55-19-3755-6555/CEL +55-19-9293-9464

e do custo que você pode evitar.