[MASOCH-L] Diagnostico/Ajuda de Rede Local

Flavio Junior billpp at gmail.com
Mon Oct 5 20:52:38 BRT 2009

Boa noite povo...

Bom, tenho já a algum tempo visto que minha rede tem uma
"caracteristica" estranha...
Todas as luzes de alguns switches piscam ao mesmo tempo, como se
estivessem o tempo todo tratando broadcast, o que não deixa de ser
verdade já que minha rede possui 400 maquinas, sendo 350 delas windows
XP.

O core dos meus usuário é acesso samba em dominio, porem a rede possui
um servidor WINS (que é tambem o PDC do samba), e eu distribuo esse IP
via DHCP.
O diagrama da rede não é nada bunito, são 9 switches 3com todos "em
cascata", sendo 5 em um predio e 4 em outro, interligados via fibra
formando um "circulo", ou seja, tem STP configurado, mas todo na sua
configuração padrao. Os switches são 3com baseline, sendo os de fibra
48 portas e o restante 24.

Algumas configs/outputs..

# Uma query de outro server:
[root at athos prio]# nmblookup -R -U 192.168.4.7 flaviocjpcc
querying flaviocjpcc on 192.168.4.7
Got a positive name query response from 192.168.4.7 ( 192.168.6.129 )
192.168.6.129 flaviocjpcc<00>
[root at athos prio]#

# Na estação windows
C:\Documents and Settings\flaviocj>ipconfig /all | Find "WINS"
        Proxy WINS ativado . . . . . . . . : nÒo
        Servidor WINS primßrio. . . . . . . : 192.168.4.7

C:\Documents and Settings\flaviocj>net config server
Nome do servidor                              \\FLAVIOCJPCC
Comentário do servidor

Versão do software                            Windows 2002
Servidor ativo em
        NetbiosSmb (000000000000)
        NetBT_Tcpip_{B5BBEB5E-7207-4D30-8289-F01847D305FB} (001558dfcd08)

Servidor oculto                               Não
Nº máximo de usuários com logon feito         10
Nº máximo de arquivos abertos por sessão      16384

Tempo inativo por sessão (min)                15
Comando concluído com êxito.

C:\Documents and Settings\flaviocj>

# Na configuração do smb.conf do servidor
        domain logons = yes
        os level = 127
        preferred master = yes
        domain master = yes
        wins support = yes
        name resolve order = wins lmhosts hosts bcast

# Na configuração do dhcpd do servidor
        option netbios-name-servers 192.168.4.7;
        option netbios-dd-server 192.168.4.7;
        option ip-forwarding off;
        option netbios-node-type 8;

Ou seja, até onde eu consigo ver esta tudo corretamente configurado...
mas a caracteristica do trafego na rede ainda me parece estranha.

O que eu gostaria de saber, se ninguem questionar/corrigir as minhas
configurações, é alguma ferramenta que posso utilizar pra analizar a
rede (por favor, que não seja um sniffer?:) e tentar diagnosticar se é
realmente culpa do broadcast ou do STP essa atividade incansavel da
rede.

Obrigado,

--

Flávio do Carmo Júnior aka waKKu