[MASOCH-L] RES: RES: Problemas com Cacti

Breno Lastra breno.lastra at locaweb.com.br
Thu Oct 1 22:10:16 BRT 2009

Rosauro,

Cheque por erros de captura em:

Console > System Utilities > View Cacti Log File

Se estiver ok, o que pode estar ocorrendo é que você pode ter adicionado o
switch no Cacti quando essa porta estava vazia e o Cacti ter criado o .rrd
para 10Mbps, e agora, com a porta com tráfego, dá esse tipo de comportamento
estranho.

Você pode checar se é isso, executando: rrdtool info
<arquivo_com_problema.rrd>

Verifique o parâmetro:
ds[traffic_in].max = 1.0000000000e+09

Onde deve ser +08 para portas 10/100 e +09 para portas giga.

Nesse, caso, ou você apaga e cria o arquivo no cacti, depois de mandar dar
um reload nas infos do switch, ou executa:

rrdtool tune <arquivo_com_problema.rrd> -a traffic_in:100000000 (ou
1000000000 para portas giga).
Obs: Não tenho certeza agora se o tune é exatamente isso, mas é por esse
caminho.