[MASOCH-L] problemas c/ smtp

Marcelo Coelho marcelo at tpn.com.br
Wed May 20 11:54:37 BRT 2009

Certamente você está misturando tudo no mesmo saco (clientes e
servidores). Você tem duas opções:

1) Separe o SMTP dos clientes do MX, coloque a verificação na black-
list somente no MX. Você não precisa de 2 servidores para fazer isso,
bastam 2 IPs diferentes e 2 processos distintos do qmail-smtpd.

2) Modifique seu qmail para ignorar usuários em black-lists caso seja
feita a autenticação SMTP. Este processo é um pouco mais complicado,
pois você tem que modificar tanto o rblsmtpd quanto o qmail.