[MASOCH-L] Bloqueio de Tracert

Herbert Faleiros herbert at scw.net.br
Mon May 11 14:49:25 BRT 2009

On Monday 11 May 2009 14:08:58 Danton Nunes wrote:
[cut]
> não entendo para que pode ser necessária uma feição
> assim? qual é o ganho em dar o sumiço no roteador? no meu entender, só se
> está perdendo capacidade de diagnósticar problemas contra um ganho de
> segurança (através de obscuridade) muito questionável. a relação custo x
> benefício aí é bem desfavorável.

Concordo com você,

mesmo o exemplo que citei (que é bem simples e inofensivo) é ineficaz, se o
cara quer descobrir alguma coisa ele não vai se limitar ao traceroute...

Algumas pessoas alegam que deixar isso "aberto" facilita o mapeamento de
equipamentos sensíveis numa rede, que isso foi criado nos primórdios da
internet e que hoje não faz sentido deixar isso p/ qualquer um ver.

Eu (pessoalmente) ainda acho besteira tentar barrar isso (com qualquer
implementação).

--
Herbert