[MASOCH-L] Powerline

Marcelo Giovani mgm at cbpf.br
Wed May 6 10:42:07 BRT 2009

  Olá senhores(as),

  Basicamente existem dois tipos distintos de tecnologia powerline, INDOOR e OUTDOOR. Estes equipamentos possuem características diferentes (freqüências, potência, etc).

  Os equipamentos em questão no email do Leonardo são do tipo INDOOR. Estes equipamentos seguem o padronização HomePlug** (como exemplo, o equipamento citado pelo Marlon, http://www.linuxmall.com.br/_product_files/5/4643/datasheet_TPL-202E.pdf  e pelo Emiliano são HomePlug1.0) e são voltados para uso residencial e não comercial. Quero dizer, apesar de funcionarem bem possuem muitas limitações, esteja preparado para elas. Para citar alguma, temos:

     *Não garante comunicação em todas as tomadas de uma residências (dificilmente irá conseguir
 isso)
     *Dependendo do tipo de
 barramento usado no QDG, os aparelhos podem não se comunicar em circuitos diferentes
     *Cômodos fisicamente pertos podem estar eletricamente distante, alguns cômodos da residência podem não conseguir comunicação com outros (o padrão HomePlug cita 100m de distância ELÉTRICA, comprimento dos cabos)
     *A comunicação é sensível ao ruído e qualidade da instalação elétrica, podendo oscilar bastante. Sofrem interferência de equipamentos mal projetados (geralmente os piratas) que não possuem filtros para evitar o retorno de ruído à rede elétrica. Algumas fontes de celulares (não originais, normalmente compradas em semáforos e aeroportos) degradam a comunicação ou até mesmo a estingue.

   No Brasil, depois de anos de discussão, a anatel homologou alguns equipamentos ( http://info.abril.uol.com.br/aberto/infonews/092007/20092007-18.shl ).

   Os
 aparelhos HomePlug vêm com um software que exerce algumas funções básicas necessárias quando adquiridos. Dentre  essas funções, existe um simplório medidor de sinal que indica a qualidade que um aparelho "enxerga" os demais.

  Para o caso do Leonardo, eu recomendo fortemente que adquira somente dois aparelhos e faça testes em sua rede elétrica para verificar  a qualidade da comunicação entre eles. Lembrando que como o meio é compartilhado, a velocidade de comunicação (banda) será dividida entre os aparelhos quando tiver mais de dois ligados ao mesmo tempo [na proporção aproximada de "Velocidade_max_do_aparelho / (Num_de_aparelhos - 1)].

  ** http://www.homeplug.org/products/

  Um grande abraço a todos,

  Marcelo Giovani