[MASOCH-L] RES: Recuperação de domínio já registrado

Leonardo Rodrigues leolistas at solutti.com.br
Tue Jun 16 16:08:26 BRT 2009

Cleber - Listas escreveu:
> Gustavo,
>
> Se voce possuir a marca registrada no INPI, faça valer seu direito como dono
> da marca.
> Se não possuir, vc tem 2 opções: Negociar com o atual responsavel ou Ir para
> a briga Judicial.

    briga judicial só se for provado que o cara está te prejudicando
intencionalmente ou se registrou o domínio com fins exclusivos de te vender.

    o registro de marcas no INPI tem uma característica ... existem
categorias. 2 empresas podem ter o mesmo nome registrado em categorias
diferentes, isso não é problema. Já na internet não existe categoria,
chega quem pegar primeiro.  Se a outra empresa também utilizar esse nome
comercialmente, mesmo que você tenha tal nome registrado em categoria
diferente, provavelmente ninguém nunca vai conseguir nada na justiça.

    eu acompanhei, nos primórdios da internet brasileira, uma empresa de
minha cidade, HP Transportes .... que registrou um domínio que depois
foi vendido para outra grande empresa que eu não preciso citar o nome.
Os advogados dessa multinacional vieram armados, querendo que a HP
Transportes entregasse o domínio, e os adogados dela mandaram vir pra
briga. O pessoal da Hewlett sabendo que não daria em nada, propuseram a
compra que acabou sendo concretizada. Se não fosse assim, eles nunca
teriam o hp.com.br.

    também concordo que o jeito mais fácil é a compra amigável. Se essa
opção não for possível, salvo com raríssimas exceções, eu acho que nem
justiça vai tirar o domínio do atual detentor do mesmo.

--

	Atenciosamente / Sincerily,
	Leonardo Rodrigues

	gertrudes at solutti.com.br