[MASOCH-L] Postfix com Amavis+Clamav+SpamAssassin

Rafael Possamai rafael-listas at storm.deps.ufsc.br
Thu Jul 30 14:54:31 BRT 2009

Olá pessoal,

Agradeço desde já qualquer ajuda possível!

Tenho em um servidor os seguintes softwares trabalhando em conjunto:

Postfix + Courier + Amavis + Clamav + SpamAssassin + MySQL

Aparentemente tudo está funcionando corretamente, os e-mails são entregues
nas mbox virtuais de acordo com os dados num banco de dados MySQL e são
checados pelos anti-vírus (primeiramente pelo Amavis e depois pelo Clamav).
Meu problema parece ser com o Spamassassin... No amavis tenho as linhas de
configuração para reabilitar a verificação de spam pelo Spamassassin (já
que com uso do Amavis a entrega de e-mails fica um pouco diferente e não
posso usar nem procmail nem spamc/spamd pelo que sei). Os e-mails chegam
com os headers do Amavis/Clamav, mas nada de 'X-Spam' ou algo do tipo que
deveria vir do Spamasassin.

Bom, como estou recebendo spam em alguns endereços, não sei dizer se é por
que não foram detectados como spam (pontuação insfuciente) ou se não estão
sendo verificados (o Amavis não estaria funcionando corretamente em
conjunto com com o Spamassassin).

Tou meio sem saber o que fazer pra concertar isso!