[MASOCH-L] Protocolo 802.1x com autenticação radius

Luiz Gustavo luizgb at gmail.com
Thu Jul 30 11:57:15 BRT 2009

Oi Cássio,
O próprio padrão "IEEE 802.1X (2004) - Port Based Network Access Control"
define. No paper da IEEE no capítulo 7 - "EAP encapsulation over LANs
(EAPOL)" explica essa parte. Eu li um artigo publicado numa revista da IEEE
em 2005 intitulado "Extensible Authentication Protocol (EAP) and IEEE
802.1x: Tutorial and Empirical Experience" [1] que é mais fácil de entender.
A figura 5 desse artigo exemplifica que o método EAP independe do meio,
bastando o switch e o nó final terem suporte ao protocolo 802.1X.
Quanto ao EAP-MD5, de fato as senhas trafegam sem criptografia e é bem fácil
de realizar um ataque do tipo man-in-the-middle, "clonando" a hash md5 de um
usuário válido e usando a mesma para se autenticar no servidor RADIUS.
[1] http://wire.cs.nthu.edu.tw/wire1x/COMMAG-05-00270-post.pdf
Att.
Luiz Gustavo